História


A Igreja Ceifa nasceu de um sonho dado por Deus a alguns jovens, cujos corações estavam em conquistar vidas e trazê-las para um convívio, onde fosse possível sentir e expressar a liberdade da adoração. Fomos impulsionados a buscar para a nossa geração um marco histórico, porque se Deus nos capacitou, Ele tinha um propósito.
........O meio evangélico foi marcado por uma mudança radical e contagiante nos anos 80. O movimento neo-pentecostal estava se firmando e marcando seu território. Não se falava em outra coisa. As pessoas corriam de um lado para o outro, buscando o que acontecia nas igrejas. Havia celebração em cada ponto da cidade. A juventude se aflorava em euforia querendo participar dos eventos que despontavam nas mais diversas igrejas. Estava definitivamente havendo um entrelaçamento entre as diversas denominações e o Reino de Deus vencia, descortinando as barreiras dos dogmas e doutrinas, entendendo que as diferenças eram pequenas demais para impedir o relacionamento entre elas.
........Foi uma época de grande evolução na música evangélica, com o aparecimento de grandes grupos de louvor por todo o país. Músicas que marcaram época pela profundidade dos temas, letras, unção de ministração, aprimoramento da musicalidade e profissionalização, no bom sentido dos músicos. Enfim, havia começado uma revolução musical no meio evangélico. Nessa época, já trabalhávamos como Equipe Missionária Sublime Louvor. Havia em nós um desejo profundo de evangelizar através da música. Já éramos bem conhecidos no meio evangélico em Nova Friburgo e nas cidades vizinhas. O nosso objetivo era ir aonde Deus mandasse, pregando, cantando, ganhando vidas e levando edificação para muitos através da ministração musical. Assim tivemos participação importante na propagação desse novo momento, quando se introduzia nas igrejas esse processo de louvor congregacional, mudando em parte os tradicionais cânticos dos hinários cristãos por novos cânticos que contagiavam as igrejas e, principalmente, a juventude. Começava a se quebrar uma série de costumes e tradições e as portas das igrejas, gradativamente, foram se abrindo para os novos ritmos, danças, palmas e alegria extasiantes. Dava para perceber que não era nenhum "tipo de oba-oba", mas, unção do Espírito Santo, que trazia consigo motivação e envolvimento com Deus. Muitas igrejas tidas até então como conservadoras e tradicionais foram lentamente entendendo a necessidade de mudança. Como grupo musical, viajando por muitas cidades, vivendo esses momentos intensamente, nos sentíamos impulsionados a trazer esse mover de Deus para o nosso convívio. Queríamos ver a nossa igreja engajada na mesma unção. Tínhamos, porém, que enfrentar as dificuldades decorrentes de pertencermos a uma grande denominação, fato esse que dificultava demais que as mudanças ocorressem de imediatas. Percebemos, então, a necessidade de iniciar a mudança em nós mesmos. Deus nos permitiu quebrar velhos paradigmas e ver nascer esse grande sonho. Pagamos o preço de ter que abrir mão do nosso espaço. Queríamos de alguma forma influenciar em atitudes e testemunhos cristãos a juventude da nossa geração. Sentíamos que era o momento de crescer e de ver jovens com outra cara. Jovens que se dispusessem a amar e sentir orgulho de sua igreja, sem precisar sair dela. Cremos que isto é uma realidade nos dias de hoje na maioria das igrejas evangélicas.
........A Igreja Ceifa de Friburgo teve início quando Nélis e Roseliane, hoje Pastores da Igreja Ágape, na Flórida USA, se empolgaram com a possibilidade de se trazer o Ministério Ceifa para nossa cidade, convidando o seu líder, Pr. Eliel de Carvalho, para nos expor seu projeto. A reunião havia sido marcada para o início de janeiro de 93, acabou sendo precedida por outra, em 31 de dezembro de 1992, na cidade de Itaocara, marcada, certamente por Deus, porque nos encontramos com o Pr. Eliel e sua esposa casualmente. E nesse primeiro contato, onde toda a nossa família estava presente, pudemos ouvir os projetos e nos empolgarmos o suficiente, para saber que realmente partia de Deus a necessidade da abertura dessa igreja. Qualquer possibilidade de medo, apreensão ou ansiedade da nossa parte certamente desapareceu naquele dia e quando definitivamente nos reunimos no dia 03 de janeiro de 1993.
........Todo o grupo foi unânime em aderir a essa nova empolgante missão. Tivemos o privilégio de receber o jovem Pastor Arcélio Luis, que desempenhou um papel fantástico nessa cidade, tornando a igreja Ceifa reconhecida por todos em muito pouco tempo, devido à sua preparação espiritual e teológica e, ainda, vocacionado para o serviço de Deus. Dois anos se passaram e ele foi substituído, para nossa agradável surpresa, pelo ainda jovem, Pastor Sérgio Paim, que, ao longo de nossa caminhada, como equipe Sublime Louvor, já vinha revezando-se entre o operador de som e o pregador, por muitas igrejas por onde passamos. Deus já estava preparando a terra. Mal podíamos crer que aquele garoto brincalhão se tornaria o nosso Pastor e desenvolveria, com tamanho brilho e seriedade, esse ministério que já soma cerca de dezesseis anos na liderança dessa igreja.
........Começamos a nos reunir nas salas do SASE onde ficamos por pouco tempo e em seguida nos mudamos para o centro, alugando uma velha oficina que, surpreendentemente, na parede dos fundos, estava coberta por painel de lambris, onde havia a inscrição, "A Universal Assembléia dos Santos" feita por missionários da Assembléia de Deus. Que maravilhosa surpresa!Ali havia se iniciado, dezenas de anos atrás, a igreja da qual viéramos. Coisas assim não pode ser coincidência!

Pr. Ricardo Chinaidre Verly – Membro fundador