sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto Recomeçar

       Diante da catástrofe que atingiu Nova Friburgo em janeiro deste ano, o Viva Rio, desde o primeiro dia, se mobilizou em uma resposta humanitária, juntando 17 anos de experiência  em atuação diante de situações de emergência e trabalho voluntário a um amplo movimento de solidariedade.
       Numa primeira fase, em parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro e diversas empresas privadas:  o SOS Região serrana.   Em Nova Friburgo, em parceria com a Igreja Ceifa e Rotary Club, o Viva Rio, através da criação imediata de uma rede logística s de comunicação, recolheu, separou e entregou, ao destino final, mais de 200 toneladas de donativos por dia, bem como mobilizou voluntariado  das mais diversas áreas de atuação para atendimento das demandas emergenciais.
       Em termo de parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, no dia 15 de Março do corrente ano, o Viva Rio estabeleceu base no centro comercial Adriano afonso, à rua Cel. João Teixeira, 180, sala 06, Conselheiro Paulino, objetivando a execução do Projeto Recomeçar, um conjunto de ações coordenadas que favorecem a população do 6º Distrito (mais especificamente Alto do Floresta, Floresta e Três Irmãos).   Este trabalho continua contando com a parceria do voluntariado da Igreja Ceifa e Rotary e é conduzido por uma equipe de profissionais das áreas de saúde e meio ambiente em torno de três grandes eixos: Saúde, Educação Ambiental, Prevenção e Reação a Desastres.
       Dentre as ações desenvolvidas está a formação continuada de uma equipe de 11(onze) agentes comunitários de saúde e Educação Ambiental, formada por pessoas da comunidade local, para atuar proativamente em casos de desastres ambientais.
       Segundo a psicóloga Juliana Dantas, coordenadora do Projeto Recomeçar em Nova Friburgo, após o cadastramento  de quase 90% da população desses três bairros, já se faz possível a construção do perfil sócio-demográfico e do diagnóstico em saúde, dados estes que serão encaminhados para organismos públicos devidos.
       Como forma de prevenção e promoção de saúde e educação ambiental, o Projeto Recomeçar oferece a esses bairros palestras, trilhas interpretativas, ações comunitárias nas escolas e, em  sua base, realiza atendimentos médicos e psicológicos, beneficiando assim crianças, jovens, adultos e idosos, além de visitas domiciliares realizadas por profissionais de enfermagem e psicologia, sempre que necessário.
       Por entender que a prevenção é condição indispensável para a preservação da vida, atualmente o Projeto concentra seus esforços na instrumentalização destas comunidades em caso de novos desastres, através das seguintes ações: mapeamento e territorialização; georreferenciamento das áreas afetadas pelas chuvas e demarcação de rotas  de fuga e Heliporto; locais de segurança e abrigos  em caso de novos desastres ambientais; organização e treinamento de brigadas voluntárias em locais que atuem em pronta resposta no caso de desastres; formação de rede de vigilantes à chuva e implantação de bases meteorológicas.
       Campanhas de arrecadação de donativos e agasalhos têm sido realizadas com sucesso pela equipe do Projeto, em parceria com várias instituições e estabelecimentos comerciais da cidade,  o que possibilita o atendimento de demandas de muitas famílias cadastradas dessa região.
       O Projeto Recomeçar, em parceria co a Universidade Cândido Mendes e a Faculdade de Letras Santa Dorotéia oferece ainda a população,  assessoria em comunicação social, com vistas à imagem dos bairros em educação ambiental.

Projeto Religar

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário