domingo, 11 de setembro de 2011

Olhai para os LÍRIOS do Campo!

Foto: Gilberto dutra│Blog olhares
       Durante o chamado "Sermão da montanha", Jesus começou a ensinar sobre os riscos da ansiedade . Durante esta ministração ele disse "... olhai para os lírios do campo..." (Mt. 6:28).
       
Esta frase está impregnada de ensinamentos para a vida do Cristão que deseja uma uma vida segundo os padrões de Deus.

Vejamos alguns deles:

1- Precisamos aprender a valorizar as coisas simples.
       Algum tempo depois da liberação desta palavra os discípulos mostraram para Jesus a 
suntuosidade do templo, como se ele ainda não tivesse percebido.
       É interessante a percepção de como os Judeus olhavam para o templo; os Faraós, para as pirâmides; os babilônicos para os jardins suspensos e os gregos apreciavam a profundidade da filosofia, enquanto um dos maiores líderes de todos os tempos convidou seus seguidores a olharem para a simplicidade dos lírios do campo.
       O corre-corre do dia-a-dia tem nos roubado os espetáculos mais belos da vida. Jesus nos convidou não apenas a olhar para os lírios, mas a voltar para a simplicidade, voltar a ver Deus nas coisas pequenas e sutis ao nosso redor.
       Estamos falando sobre a grandiosidade do universo e sobre a lógica da teoria da criação.
       Buscamos respostas profundas nas coisas grandiosas da vida, quando a grande verdade é que nos bastaria olhar para os lírios do campo.
       Deus também se revela na simplicidade.  Não precisamos de grandes revelações, mas regressar às coisas simples.

2- Há determinadas coisas que não podem ser compradas.
       Salomão era rico e poderoso. Ele podia ter, como relata em Eclesiástes 2: "...obras magníficas, casas, vinhas, hortas, jardins, tanques, escravos, prata e ouro".   Todavia, não era capaz de se vestir como os lírios do campo.   As cores, a textura e o aroma dos lírios estavam além do alcance de sua riqueza e poder.
       Um dia Fred Mercury, vocalista da banda Queen, disse: "...posso rasgar uma nota de cem dólares por hora sem jamais ficar pobre", e em outro momento disse: "...eu tenho cantado sobre felicidade e amor, mais não tenho nem uma coisa nem outra".   Se juntarmos as frases, concluiremos que ele era rico, mas não pôde comprar coisas simples que muita gente pobre tem de sobra.
       Você pode ser rico e poderoso, mas sabe que existem determinadas coisas que  o dinheiro não pode comprar .  Entretanto, há coisas simples na vida que estão ao alcance de ricos e pobres.
       Se dê uma chance.  Olhe para os lírios!  Olhe para a Cruz!  Olhe para Jesus!   Além de ver sua vida radicalmente mudada, não lhe custará nada.

Pr. Sérgio Paim


Nenhum comentário:

Postar um comentário